Retalhos podem fazer um fim de ano mais alegre

Fala rapaziada! Blz!?

Hoje tem dicas criativas e cheias de personalidade feitas pela Dona Helena, consultora especial desse Blog…hahaha. Manda bem essa Dona Helena!

Se liga, na ideia de reaproveitar retalhos e transformá-los em objetos de decoração pra deixar a casa com mais cor pras festas de final de ano e até mesmo pra presentear os amigos.

Dica 1– Com tiras de tecido xadrez chitas coloridas, você pode reaproveitar e decorar potes de conserva vazios. A ideia é transformá-los em incríveis porta talheres. Caso a sobra de tecido disponível seja mais estreita do que as mostradas na imagem, não tem problema, amarre a tira com um nó como se fosse uma fita, e está pronto o seu pote cheio de estilo. O importante é inovar e colocar a sua imaginação pra trabalhar!

potes

Potes vazios viram porta talheres

Dica 2– Que tal colar retalhos de tecidos numa cúpula de um abajur que anda velhinho e você estava pensando em trocar? Nada de gastar! Aproveite e faça o mesmo tipo de trabalho em um vidro de difusor para ambientes.

O abajur velho de cara nova

O abajur velho de cara nova

Dica 3 – Reaproveite tecidos de várias estampas para criar bandeirolas super bacanas, e que não precisam de costura, basta colar. Você tem a opção de confeccioná-las em tamanhos variados, de acordo com o tamanho dos retalhos que você tiver. Utilize na decoração nas festas do fim de ano e depois coloque em um cômodo da casa.

Bandeirolas pra alegrar

Bandeirolas pra alegrar

 

 

Use a imaginação e reaproveite muuuito neste fim de ano!!! Vlw!?

Fonte Imagens: https://br.pinterest.com

1 de dezembro é Dia de doar

diadedoar

Fala rapaziada! Blz?

Tá ligado que hoje é o Dia de Doar?

Doar parte do seu tempo, sua presença, um brinquedo, uma roupa, um trabalho…enfim, que não seja só hoje rapaziada!!! Que essa ação possa motivá-lo a uma cultura de doação e de troca permanente na sua comunidade! Se liga!!!

Tá afim de participar e não sabe como?

Entre no site da campanha e confira a lista de empresas, ongs e várias sugestões de como fazer parte desse movimento!

Confira o vídeo da campanha:

#euacreditoempapainoel

Fala rapaziada! Blz?!

Final de ano é importante redobrar a atenção no orçamento familiar, hein? As listas de compras e presentes de natal não podem estourar seu orçamento. Tá ligado? Ainda tem alguma dúvida em como fazer seu orçamento? Confere as dicas abaixo:

caderneta

E pra ajudar no final de ano sem gastança desnecessária, vou organizar alguns posts com dicas bem simples e práticas, se liga!

Que tal começarmos com uma ideia solidária e alto astral? Bora lá, trocar as compras de lembrancinhas pra vizinhança e galera do trabalho, pela adoção de uma cartinha de Natal! Isso pode até se espalhar entre a rapaziada que trampa contigo!

Sabe aquelas famosas cartas pro Papai Noel que ficam nas agências dos Correios? Sim, elas existem! #euacreditoempapainoel e mais uma galera muito grande!!! hahahaha….

O lance é ir até uma agência, mas fica esperto, porque nem todas as agências são pontos de adoção de cartas, e escolher a cartinha de uma criança, de acordo com as suas possibilidades financeiras.

Pra rapaziada de Campinas, seguem as agências que são pontos de adoção:

correios

Confira aqui a lista completa das outras cidades.

Entenda essa Campanha

correios1

O objetivo é responder às crianças que escrevem ao Papai Noel enviando a carta-resposta e atender, dentro do possível, aos pedidos de presentes de Natal das crianças em situação de vulnerabilidade social.

A campanha contempla, além das cartas das crianças da sociedade que escrevem diretamente ao Papai Noel, as cartas de estudantes das escolas da rede pública (até o 5º ano do ensino fundamental) e de instituições parceiras dos Correios, como creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos.

Mas atenção rapaziada! Essa é só uma ideia de como você pode fazer o Natal de alguém mais feliz. Tenho certeza de que você vai ter encontrar outras maneiras de espalhar amor, solidariedade, atenção, cuidado e muita gratidão, por vários lugares e pessoas desse Brasil a fora! Vai lá….experimenta!

#euacreditoempapainoel porque ele é real, sou eu, é você, é cada um de nós fazendo a nossa parte!

Vlw!

Fonte: Site da campanha

 

 

Aprenda a fazer uma vassoura de garrafa Pet

Fala rapaziada! Blz?

Demorô pra rolar esse post! Fala sério?

Transformar garrafas plásticas e um cabo de vassoura velho, em uma vassoura nova pra usar na área externa da casa, no quintal, na calçada….demais!!!

E muuuito melhor do que ficar ensinando passo a passo, você vai conferir cada detalhe em um vídeo divertido do Manual do Mundo.

Manda ver, faça a sua vassoura e depois envia as fotos nos comentários. Vlw?!

Negócios Sociais transformadores do Rio à Sampa

Fala galera! Blz?

Tá ligado que ninguém sabe o bastante, que não possa aprender ainda mais?! Quer ver como isso funciona na prática?

Uma série de vídeos produzidos pelo Sebrae chamada ‘Afinidades’, conecta várias histórias evidenciando as diferentes práticas e ao mesmo tempo o quanto elas se relacionam. Tem muita coisa boa! E o melhor de tudo, pessoas super dispostas a aprenderem com o diferente!!!!

Se liga nessas duas histórias, uma no Rio de Janeiro, a Agência Redes para a Juventude, que empodera a juventude da periferia, uma rapaziada cheia de ideia boa e doido pra colocar em prática. A outra, fica em São Paulo, no Jardim Ângela, a rapaziada da ‘A Banca‘, que acredita e trabalha com a arte de forma transformadora!

Curte aí!

Vlw demais!!!!

Trabalho em REDE: Experiência NOTA 10

Fala rapaziada! Blz?

Iniciativas inspiradoras e transformadoras dentro e fora da educação devem ser sempre divulgadas e multiplicadas, tá ligado?!

A iniciativa do professor de artes, Rodrigo Neris, da Escola Pierre Bonhomme da Vila Industrial de Campinas, é uma dessas iniciativas e não foi por acaso que se tornou finalista do Prêmio Experiência Nota 10 do Correio Popular de Campinas. As aulas de arte saíram do básico e se tornaram momentos de inclusão e diversidade de conhecimento através do Graffiti.

correioParte da matéria no Correio Popular com os finalistas do Prêmio Experiência 10

E foi nesse momento que a moçada do Conexão Social SindiVarejista, chegou pra ampliar o trabalho e fazer junto, pro resultado ser ainda mais bacana! Dá uma olhada no post sobre esse trabalho. O trabalho contou com vários parceiros: a Amatra XV (Associação dos Magistrados do Trabalho) através do Programa TJC “Trabalho, Justiça e Cidadania”, a Secretaria de Educação e da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Uma construção por várias mãos!

O Conexão Social levou pra escola a oficina de Graffiti com o grafiteiro Nénão e o resultado acabou virando uma Exposição Itinerante “O Trabalho é uma arte”, que já passou pelo Senac, Sesc e agora segue para o Fórum Trabalhista da Norte e Sul.

A valorização do trabalho de todos os envolvidos, o esforço de uma construção coletiva, a criatividade e a iniciativa em fazer diferente fazem dessa Experiência NOTA 10 uma possibilidade de novos caminhos!!!

Tamo junto!!!! E na torcida!!!

Balaio de Livros: oportunidade de mais leitura para o comércio

Fala rapaziada! Blz?

Como dizia o escritor Rubem Alves: “Um livro é um brinquedo feito com letras. Ler é brincar.”

Então galera, um bom livro é garantia de uma viagem inesquecível e diversão na certa!

Se você tem uma empresa de comércio ou de serviços e quer incentivar seus colaboradores a adquirirem o hábito da leitura, vale participar do projeto Balaio de Livros do Sesc Campinas. Sua empresa participa de forma gratuita e recebe uma mala-biblioteca itinerante com 80 livros.

balaio_livros
Imagem site Sesc Campinas

Quer saber como você pode fazer parte? Envie email para sescempresa@campinas.sescsp.org.br e boa leitura!

Vlw?!

 

 

16/10 Dia Mundial da Alimentação

alimento

Fala rapaziada! Blz?

Tá ligado que hoje é o dia Mundial da Alimentação? E aí? Você se preocupa com a qualidade dos alimentos que ingere? O que tem no seu prato? Cuidar da alimentação é cuidar de um grande bem, a nossa primeira casa, o nosso corpo!

Quer conhecer mais sobre esse tema? Quer algumas dicas de como pode ter e fazer uma alimentação balanceada e saudável? Então fica esperto!

Tá rolando durante o mês de outubro por todo Sesc São Paulo, uma programação especial sobre a importância de cuidar bem da nossa alimentação. Serão mais de 130 atividades pelo Sesc do estado de São Paulo convidando a rapaziada a refletir sobre algo que fazemos todos os dias: comer!

No cardápio você irá encontrar diversos profissionais falando sobre temas como segurança alimentar e nutricional, alimentação adequada e saudável, o ato de cozinhar, cultivo de hortas, orgânicos, rotulagem, publicidade e consumo.

Aproveita que ainda tem muita coisa boa pra acontecer! São palestras, oficinas, vivências e intervenções culturais em mais de 30 unidades do estado. Acesse a programação completa no site ou no guia abaixo e cuide-se!

Vlw?!

Tá tudo Rosa

rosa4

Fala rapaziada! Blz?!

rosa

 

Nesse mês de outubro tá tudo rosa! E essa é uma conversa pra todo mundo, tá ligado?!

Então, se liga no movimento que tem deixado fachadas de prédios, uniformes de funcionários, logomarcas de instituições, tudo cor de rosa!

É o movimento internacionalmente conhecido como Outubro Rosa, que simboliza a luta contra o câncer de mama e busca conscientizar a população sobre a importância de fazer exames de prevenção e ficar atento aos sintomas da doença.

Outubro Rosa no Brasil

rosa2

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi em 2 de outubro de 2002, com a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), em São Paulo-SP.

De lá pra cá, vários monumentos e prédios por todo o Brasil já foram iluminados de rosa durante o mês de outubro.

Outubro Rosa em Campinas

O Caism (Centro de Atenção Integral da Saúde da Mulher) da Unicamp é o maior centro para o tratamento do câncer de mama da nossa região. Ao longo de todo este mês, serão promovidos diversos eventos de conscientização sobre o câncer de mama.

Confira a programação:

rosa3
Sobre o câncer de mama

É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.

Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico.

Estimativa de novos casos: 57.120 (2015 – INCA)

Número de mortes: 14.388, sendo 181 homens e 14.207 mulheres (2013 – SIM)

Então, fica esperto e fale sobre isso com as mulheres da sua família, com a vizinhança, com a moçada da escola, o lance é ajudar a multiplicar essas informações, tá ligado?!

Fonte: caism.unicamp.br

O que nos torna humanos?

E aí rapaziada?

Bora pensar sobre o assunto!

E pra responder essa pergunta, o filme “Human“, traz 200 depoimentos de pessoas ao redor do mundo. São histórias incríveis, de todas as esferas da vida e que expõe vários aspectos daquilo que nos torna humanos, tipo…amor, felicidade, pobreza, aprendizados, tristeza…

A história do filme

O cineasta Yann Arthus-Bertrand passou 3 anos coletando histórias reais de mais de 2 mil pessoas em 60 países. São relatos pessoais com muita emoção e encantamento. Imperdível rapaziada!

“Eu sonhei com um filme em que a força das palavras ampliasse a beleza do mundo. As pessoas me falaram de tudo; das dificuldades de crescer, do amor e da felicidade. Toda essa riqueza é o centro do filme ‘Human’. Esse filme representa todos os homens e mulheres que me confiaram suas histórias. O filme se tornou um mensageiro de todos eles”, afirma o cineasta no site oficial do projeto.

Saca só a entrevista com a Dona Maria, brasileira com muitas e muitos, que conta com entusiasmo sobre sua luta, sua felicidade e sua conquista de aprender a ler e escrever aos 55 anos.

No site do filme você encontra o filme completo, os depoimentos, os bastidores das entrevistas, da construção da trilha sonora e como todos podem participar.

Dica demais pro findi! Vlw!!!!